You are here
Comportamento 

Como se organizar para cumprir as metas de 2020, sugar baby?

Baby, é fato e você não está sozinha! A maioria de nós não conseguiu cumprir as metas estabelecidas no início do ano. Provavelmente, falhamos por falta de clareza nos objetivos e perda de foco. Mas, sempre é possível fazer diferente!
A especialista em Desenvolvimento Humano, Rebeca Toyama, dá dicas de como fazer um planejamento eficiente para 2020. Precisamos usar métodos de organização e ter metas bem definidas. “A melhor maneira para se organizar é ter pontos claros e metas em longo prazo, além de fazer um acompanhamento diário de como estão as ações específicas de cada objetivo. O que você está fazendo para alcançar? Essa é uma pergunta essencial”, diz Rebeca.
As metas que estão fora da realidade e do propósito de vida de cada pessoa também contribuem para que esse planejamento não traga resultados. A especialista aconselha sempre a fazer um balanço a cada três meses, para assim evitar frustrações. “Quanto mais frequente for o acompanhamento, a possibilidade de esquecimento é menor, afinal, sem revisão constante os objetivos se perdem no cotidiano.”
Já para as pessoas que fizeram suas metas para o ano de 2019 e não cumpriram, o momento é de reflexão. Lidar com as frustrações nunca é fácil, mas neste caso é necessário rever se os propósitos realmente fizeram sentido e elaborar um plano de ação para essa correção de rota. “Um dos conflitos mais comuns está na transição de carreira. Muitos profissionais desejam migrar de área, mas sentem a insegurança de um novo rumo. Um curso livre, seguido por uma especialização em outra área, pode trazer um panorama mais claro sobre uma segunda profissão. O mesmo vale para empreender: a pesquisa, a vivência temporária em outra atividade e o contato com outros profissionais ajudará na decisão”, orienta a especialista.
Mas, como realinhar o planejamento? Rebeca recomenda cinco passos para reavaliar o planejamento para 2020 antes mesmo da virada do ano:
1- Faça uma boa retrospectiva de 2019, identificando erros e acertos;
2- Para 2020, tenha metas claras e de longo prazo, escolha objetivos alinhados com o seus valores e propósitos. Investir em um caminho sobre o qual não se tem referência é árduo e levará mais tempo para se colher frutos;
3- Não deixe de consultar periodicamente os objetivos propostos. Esteja sempre atenta fazendo um acompanhamento diário ou mesmo mensal. Use um aplicativo, planilha ou lembrete para ajudar nesta tarefa:
4- Revisite suas expectativas, reduzindo seu grau de ansiedade. Tentar reorganizar suas propostas dividindo em tarefas semanais ou mensais com precisão: dedicar um número de horas a determinadas atividades, conseguir poupar um valor definido de recursos, com foco;
5- Celebre as metas atingidas. Isso ajuda a reduzir a cobrança e aumentar a autoestima em cada progresso.
Vamos fazer dar certo em 2020, baby?

Related posts

Leave a Comment