You are here

Escritórios têm dias contatos: como manter a saúde mental no novo normal

Multinacionais como Johnson & Johnson, Google e as nacionais Ambev e Nubank, pretendem manter boa parte dos seus funcionários trabalhando de forma remota mesmo depois da pandemia. Produtividade acelerada e redução de despesas são os principais fatores desse novo modelo de trabalho e de vida.
Mesmo com três meses de isolamento, muita gente ainda enfrenta dificuldades para organizar o trabalho em casa com a família, cachorro, almoço, jantar, louça para lavar, casa para faxinar etc. É o seu caso, sugar baby?
“A produtividade com certeza é outra dificuldade”, garante Tathi Deândhela, especialista no segmento. “Reuniões infinitas, com um excesso de pessoas envolvidas, sem foco, bate papo e fofoca nos corredores, cafezinho seguido do cigarro acabaram. O que ganha força agora é a preocupação com o bem-estar e a saúde mental dos funcionários”, destaca. Executivos estão atentos com a adaptação definitiva de seus colaborares em casa e mantê-los saudáveis é uma regra do novo normal.
A especialista dá dicas para um home office ideal:

    • Escolha o melhor lugar da casa para trabalhar, um espaço que tenha ótima iluminação e ventilação, pois é lá que você vai ficar por pelo menos 8 horas.
    • Equipe sua casa com a tecnologia que atenda a todos. Brigar por sinal de internet é muito desgastante.
    • A questão ergonômica é vital. Tenha cuidado com a qualidade da cadeira, adote uma que encoste bem as costas, pense na estrutura da mesa, utilize monitor na altura dos olhos e providencie uma excelente iluminação.
    • Faça pausas durante o expediente residencial. A cada duas horas dê uma volta pela casa, brinque com o cachorro, converse com o seu daddy. Isso ajuda a ser mais produtiva.
    • Se você fazia ginástica na hora do almoço ou voltando do trabalho, use os aplicativos gratuitos disponíveis para praticar alguma atividade física no ambiente doméstico.
    • Meditar também tem sido uma das ferramentas mais indicadas para manter a saúde mental. São dezenas de opções gratuitas para a prática mindfulness.
    • Cuide da alimentação, do sono, da higiene, tire o pijama para trabalhar, arrume-se como se fosse para o escritório físico.
    • Tenha hora para começar e encerrar o expediente de trabalho em casa. O descanso é vital para o bem-estar e saúde mental, evitando o esgotamento.
    • Se em um determinado dia nada dá certo, tudo vai contra o que você tinha planejado, sua cabeça está em Marte, entenda que você pode dar um tempo. Pare, respire, tire até um cochilo. Permita-se recomeçar.
    • Tire férias. Não dá para viajar, mas é uma oportunidade de se dedicar mais à família, ao namorado ou a você mesma. Fuja da sua rotina e faça um curso de comida japonesa, de maquiagem, de psicologia, enfim, algo que possa recuperar seu cansaço mental.

Related posts

Leave a Comment