You are here

O momento certo para colocar a mente em ordem

A pandemia não só bagunçou nossa vida financeira e pessoal, como também nos trouxe uma perspectiva bastante desorganizada dentro da nossa mente. E para enfrentar esse período complicado, precisamos parar e respirar.
Rafaela Oliveira, especialista em organização, aborda a organização da mente. Segundo ela, “podemos manter nossas casas, armários, geladeiras em perfeita ordem, porém, nada toma seu curso certo e produtivo quando estamos mentalmente perdidos”.
Para colocar ordem na mente, é necessário tirar tudo o que tem na cabeça e colocar no papel, isso vai dar outra perspectiva e ânimo para realizar as tarefas e manter-se sã. Determine tempo para cada coisa que for fazer, gerando confiança e foco. Ache uma atividade para desconectar desse mundo da internet que é um verdadeiro gatilho de ansiedade (livros, exercícios físicos, palavras cruzadas, etc.). Não pratique a auto cobrança, o momento é delicado e as pessoas podem levar de forma mais leve a situação.

    • Informação: a velocidade das informações é continua e intensa. Às vezes é necessário parar de consumir tantas coisas que podem até nos fazer mal. As redes sociais também trazem certo desconforto imperceptível quando utilizadas de maneira desmedida e sem consciência. Para manter o equilíbrio da mente, devemos diminuir o tempo no facebook/instagram e aumentar o consumo de conteúdo que proporcione conhecimento.
    • Sentimentos: a mente funciona muito mal quando acumulamos sentimentos que não são positivos. Parece óbvio, né? Mas não costumamos nos atentar a isso. Agora é o momento de você se livrar deles. Aproveite esse tempo a mais na quarentena e faça aquela chamada de vídeo com aquele familiar que você brigou e peça perdão e perdoe. Livre-se de sentimentos ruins.
    • Corpo: mantenha a alimentação saudável e os exercícios. Existem muitos profissionais que estão fazendo lives para se exercitar em casa. Aproveite esse momento para se esquecer de tudo e dar um respiro para a mente.
    • Financeiro: as dívidas tiram qualquer um de seu eixo. Por isso, devemos fazer planilhas de gastos e de ganhos. Procure métodos e faça disso seu lema. Reveja todos os seus investimentos e trie os que são necessários ou não. Estabeleça as prioridades. Uma vida financeira saudável é parte indispensável para uma mente tranquila.
    • Casa: com muito mais tempo dentro de casa, precisamos manter as coisas em seus devidos lugares para contribuir com a organização mental. Mantenha uma rotina de limpeza constante. O ambiente deve estar mais do que salubre, deve estar confortável para que você não enlouqueça. Não durma com a louça suja, mantenha o banheiro sempre higienizado, as roupas cheirosas e limpas, e tente sempre organizar logo após que bagunçar/utilizar.

Vamos manter a calma, tentar dar nosso melhor. Organize sua mente! Primeiro vem a organização interna e depois dos espaços físicos!

Related posts

Leave a Comment