You are here
Comportamento 

Extermine o fantasma da culpa!

Constantemente nos culpamos. Se trabalhamos demais é porque não aproveitamos a família, se estamos com os entes queridos, não estamos dando tudo de nós na profissão. A culpa é um sentimento presente em muitas de nós e qualquer coisa é motivo para ativá-la e tirar o sono. Mas quando será que vai estar bom?
Andreza Carício, escritora e palestrante, percebeu que precisamos colocar cada coisa em seu lugar e definir prioridades momentâneas. Com o isolamento, fica ainda mais fácil que o fantasma da culpa nos assombre todas as noites e, claro, nos dias também. Não estamos trabalhando o quanto deveríamos, mas não podemos deixar de trabalhar, afinal é um momento econômico complicado. Estamos com nossas famílias, mas não 100%, pois a cabeça e o espírito estão muito abalados por esse delicado processo de quarentena. Um prato cheio para esse sentimento nos atormentar.
Mas viver na culpa é constantemente tapar buracos, é não ter alegria. E todo esse contexto, não por menos, leva as pessoas à exaustão. Andreza acreditava que se não estivesse ocupada e fazendo tudo ao mesmo tempo, não seria especial. Portanto, parou de corroborar com essa mentira e começou a perceber que é preciso ter o tempo para tudo de forma bastante equilibrada, ficar com a família, trabalhar, descansar e se divertir.
Para exterminar o fantasma da culpa, Andreza sugere algumas atitudes:

    • Determine onde vai estar e quando vai estar. Você faz a sua agenda;
    • Programe o seu tempo! Vai dar para fazer tudo com equilíbrio se você planejar;
    • Organize as suas prioridades!
    • Respeite-se! O seu tempo e a sua vontade;
    • Quando o fantasma estiver chegando, respire 10 vezes profunda e lentamente, imaginando que o ar que entra é a paz e o que sai é a culpa.

 

Related posts

Leave a Comment