You are here
Comportamento 

Escolher perdoar é se libertar, sugar baby!

Perdoar não significa considerar correto o que nos fizeram, sugar baby, nem que simplesmente deixamos passar ou nos esquecemos do que aconteceu. Perdoar significa que nos libertamos do passado que nos amarrava, que deixamos de rejeitar esse sentimento e escolhemos a calma de corpo e espírito dos momentos presentes. Perdoar é retirar a carga emocional de um acontecimento, e, com isso, a experiência se transforma em aprendizado. Você deve levar em conta que perdoar alguém é só para você mesma, sugar baby! Não é para ninguém mais. Se tenho ressentimento por alguém e digo a mim mesma que não posso perdoá-lo, nunca conseguirei a paz interior. E quanto mais esta situação se prolonga, maior é o sofrimento.
Provavelmente, haverá quem pense: “é impossível perdoar tal pessoa”. Neste caso não se culpe nem diga “sou um desastre porque não posso perdoá-lo”. Você terá que compreender que foi ferida e antes de começar a perdoar será necessário que você aceite que o perdão é um processo. É necessário aceitar a si mesma. Primeiro perdoamos a nós mesmas. Isto em psicologia é conhecido como autoaceitação. “Aceitamos que nos feriram e depois nos perdoamos pelo que estamos sentindo. Deste modo, conseguimos a autoaceitação e o alívio que nos possibilitará perdoar o próximo”, comenta Mariana Sousa, coach holística.
Algumas crenças podem frear a aceitação e o perdão:

    • Se perdoasse, eu sairia perdendo;
    • A pessoa tem que pagar pelo que fez;
    • A dor não desaparecerá a menos que me vingue;
    • Para me proteger não devo perdoá-lo.
    • Perdoar me torna vulnerável

Mariana apresenta alguns passos que podem ajudar nesse processo:

    • Procure os motivos daquele ato: escreva o que fez aquela pessoa que não permite perdoá-la. Imagine e escreva os motivos que levaram aquela pessoa a agir de tal maneira.
    • Utilize a força das palavras: coloque em um mantra a seguinte declaração: “para minha própria felicidade, calma e liberdade, eu perdoo”.
    • Escreva tudo o que você pode agradecer a essa pessoa: mesmo que você precise de muito tempo, tente se lembrar do máximo de detalhes possível. Um momento feliz, uma palavra amiga, um presente, tudo isso conta.
    • Expresse seus sentimentos: prepare várias folhas de papel e escreva seus sentimentos por aquela pessoa. Escreva o que sentiu naquele momento do trauma, expresse sua ira, sua dor, seu pesar. Escreva como quiser, o momento é seu. Se você tem vontade de chorar, chore. “Chore tudo o que quiser porque depois você se sentirá melhor”, diz Mariana. Quando você achar que já escreveu tudo o que sente, rasgue o papel e jogue no lixo.

Todos os problemas que surgem na vida ocorrem para nos fazer perceber algo importante. Você tem a força necessária para resolvê-los. Neste momento, você tem o poder do perdão. Lembre-se que, quando temos um problema, na maioria das vezes não é algo para resolver e sim algo para entender, sugar baby!

Related posts

Leave a Comment