You are here
Comportamento 

O que impede você de seguir?

Segundo a especialista em comportamento humano, Andreza Carício, as pessoas admiram seus ídolos, mas não enxergam que têm as mesmas capacidades. Mesmo que as histórias tenham um início bastante similar, de humildade e superação as adversidades, ainda assim, o indivíduo não enxerga em si habilidades iguais às dos seus ícones. O que falta é a autoconfiança.
O amor próprio e o sentimento de ter encontrado o seu propósito são abertos com o autoconhecimento. Uma jornada que muitos têm optado por fazer durante a pandemia. Andreza ensina três dicas para ajudar você a retomar o controle da vida, sugar baby!

  • Resiliência: a ciência explica, nem todos os seres humanos são iguais, isso já está claro. Alguns conseguem tomar decisões benéficas com mais facilidade que os outros, não por terem um dom, mas porque adquiriram resiliência ao longo do caminho. Ser resiliente é ter a capacidade de se adaptar, superar os obstáculos e também ser otimista. Mas ser otimista não é esperar pelas coisas acontecerem. Daniel Kahneman, cientista da Princeton e ganhador do Prêmio Nobel, descobriu em suas pesquisas que nossa felicidade é determinada por nossas escolhas diárias. Ou seja, escolha como vai reagir a cada situação, isso é determinante para o seu futuro.
  • Entenda onde está seu lar emocional: todos têm um lar emocional, se você não sabe qual é o seu vou ajudá-la a encontrar. Faça a seguinte pergunta a si mesma: qual é a emoção mais presente na sua vida? Qual é a emoção que transmite segurança, mesmo que desagradável, e que você “visita” com mais frequência? Anote-as, não importa se aparecer raiva, medo, estresse. Somos habituadas a pensar que essas emoções são ruins, mas bem direcionadas são bastante produtivas. A questão é você precisa ser consciente deste lar, mapeá-lo e batalhar para construir um novo e bom lar. Isso é importante, pois assim como o lar pessoal e o profissional, o emocional, norteará suas escolhas se não estiver atenta. O primeiro passo é identificar essas emoções para então reprogramá-las. Seja honesta e responda em qual lar gostaria de estar e o que é preciso fazer para que isso aconteça. Se você está no lar da preocupação e busca paz, deve avançar na investigação do que pode pacificar seu espirito. Isso deve ser uma prática diária, a resposta não chegará de uma vez, lembre-se que é um caminho de autoconhecimento.
  • Aceite sua vulnerabilidade: enquanto vivermos no ego e no medo de errar, não agimos. Esconder uma fraqueza nos mantem longe de qualquer tarefa que possa nos expor, portanto deixamos de fazer diversas coisas nas quais poderíamos ser ótimas, mas jamais tentamos. Nos distanciamos do desenvolvimento de competências ainda desconhecidas. Ao se mostrar como é você assume seus defeitos ou mesmo sua falta de habilidade e recebe carta branca para aceitar suas falhas. A vida é feita disso, erros e acertos. Quem tem medo de errar não aprende!

Existem milhões de histórias emocionantes de superação, aceite a sua. Algumas têm sim mais intensidade que outras, mas faça de seus ídolos espelhos e entenda que você é como eles. Que pode se entregar para a vitória ou a derrota, todo santo dia, a escolha é sua!

Related posts

Leave a Comment