You are here
Comportamento 

Dicas para lidar com o estresse durante a pandemia da Covid-19

Temos que reconhecer que a pandemia perturbou muito a vida de todos, criando muito estresse. Você pode não perceber, sugar baby, mas ele pode afetar a sua saúde. Dores de cabeça frequentes, problemas para dormir, fadiga, dores musculares e de estômago são só alguns sintomas que o estresse pode causar na sua vida.

Todo mundo tem um “estressômetro”, de acordo com o Dr. Craig Sawchuk, psicólogo da Mayo Clinic. É uma indicação do seu corpo que o estresse está afetando sua saúde no geral.

“Muitas pessoas experimentam o estresse. Podemos senti-lo em nosso estômago. Nosso sono é interrompido. Nos sentimos muito mais tensos,” diz o Dr. Sawchuk. “Podemos sentir emocionalmente também, com irritabilidade ou até mesmo com uma diminuição das emoções. Às vezes, o estresse se manifesta na nossa forma de pensar, seja na dificuldade de concentração, seja nos preocupando ou remoendo demais. Algumas vezes tendemos a nos retrair ou talvez começar a comer ou beber demais. Então é realmente importante prestarmos atenção em nosso estressômetro.”

Se você estiver experimentando sinais físicos de estresse, Dr. Sawchuk diz que técnicas de relaxamento, como meditação, respiração focada ou massagem, podem ajudar. Manter uma boa rotina de sono e ter uma dieta saudável e balanceada é importante. Exercício regular também pode ajudar a aliviar o estresse. E evitar consumo de tabaco, excesso de cafeína e álcool. 

“Se estamos batalhando com o nosso pensamento, ser capaz de escrever as preocupações em um diário, de forma que elas desafiem você a tentar ver as coisas de maneira mais flexível. Isso também pode ajudar,” afirma o Dr. Sawchuk. “Se percebemos que estamos nos retraindo mais, também é bom e importante prestar atenção e criar oportunidades para nos aproximar de pessoas saudáveis.” No mínimo, convidar para uma conversa e não transformar o assunto em uma briga ou um conflito. Assim: ‘Ei, sabe, eu reparei que você está agindo dessa maneira. Você tem notado isso também?”, diz o Dr. Sawchuk. Para muitas pessoas, ter consciência de talvez estar agindo de uma maneira não usual ou respondendo de uma certa forma pode, na verdade, ajudar a começar a fazer alguns ajustes e algumas mudanças por conta própria.

Related posts

Leave a Comment