You are here
Comportamento 

Por que emagrecer é tão desafiador?

O equilíbrio alimentar tem se tornado cada vez mais difícil, sugar baby, e mais uma vez nos vemos às voltas com a correria do dia a dia, as preocupações diárias, as cobranças profissionais, na vida familiar e social. Isso porque estamos inseridas em um mundo cada vez mais mergulhado no estresse, ainda mais em tempos de pandemia, onde somos tomadas pelo medo e pelas incertezas do futuro. E contaminadas com todos esses fatores, muitas de nós nos tornamos vítimas da depressão e da ansiedade. Então é natural que a gente busque uma segurança, uma válvula de escape, na comida fora de horário, de maneira desproporcional e que na maioria das vezes não chega sequer a ser minimamente saudável, e o pior, isso vai se tornando um hábito.

Dra. Bruna Marisa, médica endocrinologista, comenta:  “a maneira como encaramos o problema faz toda a diferença. Procure olhar o lado positivo das situações, das dificuldades e tente aprender com elas. O paciente que encara a vida da melhor forma tem menos problemas”. E sim, é possível perder gordura sem o uso de medicamentos, mas para isso você precisa adotar o hábito alimentar correto, com os alimentos certos.  Mas não adianta buscar receitas milagrosas sem entender a raiz do problema.

Bruna explica que o processo que nos faz engordar é muito simples e acontece da seguinte forma: quando ingerimos produtos ricos em carboidratos como massas, pães, biscoitos, doces, entre outros, nosso corpo os transforma em glicose, ou seja, em grandes níveis de açúcar no sangue que são tóxicos. Para diminuir esse de açúcar, o corpo libera insulina, que suspende a queima de gordura, converte açúcar em gordura e acelera o estoque de gordura. Mesmo diminuindo o açúcar no sangue, você ainda está com a insulina circulando nele, acumulando e mantendo a gordura no corpo. Então fica impossível transformar toda esta gordura em energia e, pela escassez desse nível energético no corpo, ele pede mais comida. Entendeu o motivo pelo qual muitas engordam nesse ciclo interminável? Ainda mais que quase tudo que ingerimos em alimentos processados, cheios de glúten, liberam um grande teor de açúcar, um veneno silencioso.

“É preciso lembrar que os responsáveis pelo metabolismo no nosso corpo são os hormônios. E seus hormônios podem ser controlados através do seu estilo de vida e pelo seu tipo de alimentação. No meio disso tudo há o nosso lado emocional que, muitas vezes determina o que devemos comer”, diz Dra. Bruna.

Buscamos atenuar nosso estresse, nosso medo e nossa ansiedade comendo para encontrar conforto. E de fato, a comida pode nos dar esse sentimento de conforto e ela pode sim nos acalmar. O problema é que estamos nos habituando a comer compulsivamente. Não estamos com fome, na realidade, estamos comendo segundo as nossas emoções: medo, tristeza, ansiedade. Estamos deixando que nossa alimentação seja definida por essas emoções e elas não colocam na balança nem quantidade nem qualidade, só buscam a satisfação do momento, ainda que custe um preço alto e que será cobrado lá na frente.

E como lidar com tudo isso? Um exercício simples pode ser de grande ajuda, antes que o problema se agrave. Precisamos buscar a consciência do momento, enfraquecer a influência emocional usando uma postura racional. E podemos fazer isso com uma breve pausa e nos perguntando se estamos com fome e que benefício aquele alimento vai nos trazer. O ideal é começar a fazer essas perguntas: vou comer isso por quê? Estou com fome? Ansiosa? Com medo? Com raiva? Triste? E por mais que seja difícil buscar essa pausa para a reflexão, essa consciência do momento, se insistirmos e fizermos dela um hábito, acabamos bloqueando a influência emocional que nos faz comer sem regras.

Mantenha um foco e permaneça motivada. Ter dedicação, persistência, autoconfiança e otimismo são fatores fundamentais para que qualquer projeto na vida seja bem sucedido. Então, esse espaço entre você e a comida, torna-se decisivo na escolha de qual caminho você quer tomar, essa pausa torna-se uma oportunidade para você buscar o equilíbrio pessoal mesmo que esteja dentro do furacão, da correria do dia e de todo o estresse que ela joga sobre você.

Essa prática nos ajuda a colocar disciplina em nossos hábitos alimentares, e podemos nos aperfeiçoar a cada dia, escolhendo o que de fato devemos comer em todos os momentos do dia. É claro que, buscar um tipo de dieta específica, vai depender de cada pessoa, de como ela vai se adaptar à determinada dieta. Dra. Bruna aconselha: “a melhor dieta é aquela com a qual você se adapta, acredita e está disposta a assumir como estilo de vida”.

Related posts

Leave a Comment