You are here
Comportamento 

Sororidade: o que é?

A palavra mais procurada no Google pelos últimos dias foi sororidade, muitas pessoas ainda não ouviram falar ou já ouviram, mas não fazem ideia do seu significado que ganhou ainda notoriedade, após ser citada em um reality show. Sororidade vem do latim, soro significa irmãs/irmandade, ou seja, uma aliança entre mulheres que se unem em busca de um determinado propósito.
Para a psicóloga Bete Monteiro, a sororidade funciona e se caracteriza pela união e entrelaçamento, é assim que a mulher forma um coro para ter certa visibilidade. Para mulher, ao criar a união e uma rede onde ela será melhor sustentada, ela deixa de ser uma voz isolada, sugar baby. Isso pode parecer novo, pois existe uma crença de que a mulher é competitiva, que a outra irá roubar o marido, que a outra é mais bonita, que a outra é melhor, e é justamente isso que enfraquece a sororidade.
“Nós vivemos em uma sociedade patriarcal que criou as mulheres para competir entre si. Precisamos nos unir e ajudar umas as outras, parar de apontar o dedo para a outra, começando a valorizar, ver o brilho e beleza da outra. Não deixo de ser maravilhosa porque acho o mesmo de outra mulher, isso não me apaga. A nossa sociedade precisa aprender a respeitar o próximo” declara a humorista e atriz, Vivi Cataldi.
Já a reprogramadora mental, Ivana Cabral diz que é importante que essa discussão seja trazida à tona. “Ela é essencial. Juntas somos mais fortes. Temos que dar voz às mulheres e sozinhas esse caminho é bem mais difícil, infelizmente. Devemos apoiar mulheres que combatem esses padrões enraizados na sociedade”.
A gestora em desenvolvimento humano, Ester Gomes, explica sobre como praticar a sororidade no ambiente de trabalho, “Compartilhe conhecimento com as colegas mais jovens e com menos experiência. Elogie e dê muita força para mulheres sempre que houver um bom desempenho. Não critique o estilo de se vestir ou hábitos sociais. Sempre reforce exemplos de profissionais, escritoras, artistas e celebridades femininas que possam servir de inspiração para outras mulheres na sua equipe. Não aceite comentários que desrespeitem suas colegas de trabalho ou crenças antigas como “determinada profissão é somente para homens” ou ”mulheres juntas é sinônimo de fofoca”, entre outras do gênero. Comece empoderando as mulheres que estão ao seu redor: indique livros, compartilhe sites, faça debates sobre a importância de apoiar outras mulheres sempre que houver oportunidade”.

Related posts

Leave a Comment