A negação da verdade é uma mentira?
Nosso cérebro é um órgão extremamente complexo, tão complexo que nos faz mentir para nós mesmas para acreditarmos em algo que não existe. Mas como isso é possível, sugar baby?
A resposta é simples: evitar a dor e o sofrimento! Isso poderia ser benéfico, se não nos alienasse em nossas próprias fantasias de constante bem-estar prejudicando seriamente as nossas chances de ser feliz. Robert Trivers, famoso biólogo, define o autoengano como um mecanismo parte da evolução do ser humano. Ou seja, a mente torna a mentira em verdade, inconscientemente como uma ferramenta de autodefesa. Mas quando isso começa a afetar as nossas relações e a nossa vida, o que era para ser uma proteção passa a ser um dos nossos maiores inimigos.
Mas, a negação da verdade é uma mentira?
Negar a verdade também pode ter uma ligação mais emocional e profunda consigo mesma. Não é fácil lidar com a dor e às vezes estamos tão fechadas que enraizamos e escurecemos a vida ao nosso redor. Quando não enxergamos mais alegria em nada, é preciso procurar ajuda. Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa. É séria e deve ser tratada por profissionais o quanto antes.
Os seres humanos já passaram por muitas fases de mentir para si mesmos, como exemplo, no século 19, em que fotografar os mortos, como se ainda estivessem vivos, era considerado algo distinto e de bom gosto. No final das contas, encarar nossos problemas não é fácil, mas nos faz crescer e amadurecer, desenvolve a nossa inteligência emocional e é mais que necessário!