You are here
Comportamento 

Mantendo a sanidade em tempos caóticos!

Durante a pandemia muitas pessoas acabaram, mesmo que inconscientemente, colaborando para um mal-estar coletivo. Mensagens falsas e discursos de medo propagaram o desespero o que tornou mais evidente o número ínfimo de pessoas que estavam mental e emocionalmente preparadas para enfrentar uma crise. No entanto, segundo Andreza Carício, especialista em comportamento humano, “por mais difícil que seja permanecer confiante em tempos conflitantes, são em momentos como este que somos impelidos a buscar mudanças”.
Tente seguir algumas dicas importantes para o seu equilíbrio:

    • Não existe mal que dure para sempre! Se achou clichê, mas ainda não colocou em prática, você ainda não aprendeu. É na ventania que as folhas se movem. Comece!
    • Permanecer com a mente sã em tempos caóticos significa estar no presente, focada no hoje. Lembre-se que não controlamos pessoas nem acontecimentos. Você só controla suas reações. Desespero e ansiedade são forças do futuro que nos deixam à mercê do rebotes do passado!
    • Você não é Buda. Nem eu! Não estou falando para ficar serena enquanto o mundo despenca, mas sim de tomar consciência do transtorno para não tomar decisões frágeis influenciadas por ele.
    • Tenha clareza dos seus desejos e busque se conectar com o que aproxima você dos seus objetivos. Tenha estratégias para ganhar força psíquica. A meditação auxilia muito nesses momentos, contribui para manter o foco. A antiga prática havaiana Ho’oponopono ajuda a liberar memórias ruins para que você aprenda a se reconciliar com os outros e consigo mesma por meio do perdão. Para praticar feche os olhos, respire fundo, conecte-se com o seu “eu” interior e diga em voz alta (ou silenciosamente) “Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, eu sou grata”.
    • Escute mais e fale menos. Reitere suas convicções, sem se deixar afetar pelo que influencia a vida dos outros. Cair ou ficar firme é uma questão de escolha. Decida manter a solidez das árvores que têm raízes fortes e crescem em direção à luz mesmo nos longos invernos. O poder está dentro de você. Confie!

Related posts

Leave a Comment