You are here
Comportamento 

Como saber qual faculdade devo cursar?

Tomar decisões é realmente amedrontador, ainda mais quando estamos falando do futuro profissional. Nos vemos adultos quando surge a primeira escolha que a vida nos impõe: Qual faculdade cursar? Quem já passou por isso entende do que estou falando. Algumas pessoas já sabe o que vão fazer desde pequena, e se mantem naquilo até o fim. Outras demoram mais, resolvem bem depois que terminou o ensino médio e isso pode durar alguns anos até decidirem. Mas, tem aquele grupo que são extremamente indecisos e acabam pulando de curso em curso até achar o que tem mais vocação. Então, pensando nisso, e nesses diferentes casos, que decidi escrever hoje sobre essa dificuldade de encontrar no seu eu o que você quer ser profissionalmente falando.

Todo mundo tem habilidade em algo, e você não é diferente. Por isso, a missão agora é descobrir no que você tem mais afinidade, para no futuro não ser infeliz. Falo isso, porque mais importante do que a profissão, é a carreira que você quer seguir. Quando você pensa no curso, não é recomendável que você foque só na faculdade, se é boa ou não, ou quais matérias o curso tem. Seu foco é, onde eu quero estar quando eu me formar? Sabendo responder isso, você já pode incluir os cursos que possivelmente não queria por causa de algumas matérias, e tirar outros que você não se ver trabalhando na área quando formada. É importante falar sobre isso, pois muitos jovens desistem de cursar algo por medo de uma matéria ou outra, então vamos ressaltar aqui que até na faculdade, altos e baixos reversarão. Existirá, sim, matérias ou até mesmo o semestre todo, que você julgue “chato”.

Uma tecla muito batida é se o seu curso escolhido dar dinheiro ou não, e as pessoas que mais vão te questionar sobre isso é a sua família e amigos. Bom, não vou nem entrar a fundo sobre essa questão, já que não é novidade para ninguém que colocar o dinheiro no topo não é o caminho certo da sua escolha. Eu tenho na minha cabeça que o que faz o profissional não é a faculdade que você faz ou o curso que escolhe, e sim seu amor pelo o que seu coração anceia, isso sim vai fazer de você alguém bem-sucedido, pois é através dessa paixão pelo que for cursar que vem a força, determinação e entusiasmo de ser o melhor naquilo.

Pronto! Se você já conseguiu trabalhar seu psicológico com essas questões que pontuei acima, agora é a parte prática, no qual você vai ver a área que quer (humanas, exatas ou saúde), pesquisar sobre tudo o que engloba os cursos que você está em dúvida e como ajuda também, visitar sites que disponibilizam testes vocacionais. Tudo isso pode parecer um bicho de sete cabeças, e pode até ser, já que isso coloca em vigor todo seu futuro, mas eu tenho certeza que no final das contas, você vai estar exatamente onde deve, seguindo seus sonhos. E se você é um Sugar Baby, absorva sempre os conselhos que seu Daddy dá. Os Daddies são cultos, bem sucedidos e experientes, eles vão saber te ajudar, não só financeiramente, mas também com ótimos conselhos. Boa sorte!

Related posts

Leave a Comment