You are here
Comportamento 

Sentimentos não devem ser reprimidos, mas tome cuidado!

Você tem noção de que a sua forma de se comunicar pode influir no sucesso ou no fracasso da sua relação, baby? O amor tem uma linguagem própria e se você não tiver habilidade para lidar com ela pode se dar mal. Além disso, a vida já deve ter te ensinado que calar não é a melhor opção. Ninguém aguenta ficar engolindo tudo, o tempo todo. Mas, isso não significa sair por aí usando as palavras e as emoções de maneira intempestiva, sem os devidos cuidados. É necessário dosar os sentimentos e as palavras.

Fomos educadas a controlar nossas emoções, mas é difícil lidar com sentimentos negativos. Sempre pensamos “vai passar”, “não deveria estar me sentindo assim”. A verdade é que precisamos elaborar as sensações desconfortáveis, analisar as causas e não simplesmente reprimir. Sinta aquilo que incomoda você na relação, processe, não ignore. Emoções não processadas são um desastre para um relacionamento, causam discussões desgastantes que não levam a nada.

Depois de compreender o que está causando desconforto, com serenidade, converse com o seu parceiro. Você já elaborou os sentimentos e se sentirá mais segura para externá-los, com calma e sensatez, sem dramas, sem histeria. Crie o momento adequado e abra o seu coração. Faça isso pessoalmente, não por mensagens em aplicativos ou e-mail. Olho no olho, deixe as emoções fluírem, sem culpar o parceiro, sem ficar na defensiva, mas seja verdadeira.

Tenha em mente que a conversa tão importante para a relação de vocês deve ser construtiva e isso nem sempre é fácil. Exponha tudo aquilo que não agrada a você, sem que isso se transforme em mera troca de acusações, como “você isso”, “você aquilo”. Não é uma guerra de palavras e você tem o dom (acredite!) de ser suave, vulnerável e receptiva. Permita que ele sinta isso em você. Centrada e sincera, certamente você terá a ajuda dele para encontrar as soluções e seguir em frente.

As palavras têm o poder de aproximar, mas, se não forem bem empregadas, podem afastar definitivamente. Use-as de forma sensata, intensificando os laços existentes.

 

Related posts

Leave a Comment