You are here
Comportamento 

Celular na cama, sugar baby? Inimigo certo!

Você sabia que levar o celular para cama é um erro que pode custar sua saúde, sugar baby? Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier de Campinas, 31% dos adultos tem esse hábito nocivo. “A luz que penetra em nossos olhos regula todas as funções biológicas durante as 24 horas do dia, independente da idade. O celular ou qualquer outro tipo de tela digital não deve ser usado antes de dormir, inclusive por adultos, porque emitem luz azul, a mesma que predomina durante o dia”, explica. Essa mania causa um aviso ao cérebro para manter o estado de alerta, independente do horário. Resultado: diminui a produção da melatonina, hormônio indutor do sono, secretado apenas no escuro.

A indicação para adultos, de uso regular de celular, varia de e 6 a 8 horas/dia. “Adultos que dormem menos ganham peso e têm maior dificuldade de absorção da insulina. Significa que a chance de contrair diabetes tipo 2 aumenta. Do ponto de vista da saúde ocular o diabetes dobra o risco de desenvolver catarata. Isso acontece, porque a lente do olho é formada por água e proteínas transparentes. O acúmulo de glicemia na corrente sanguínea dificulta a absorção de oxigênio pelas células do cristalino que entra em processo de oxidação. O resultado é a opacificação da lente interna do olho que responde por 49% dos casos de cegueira tratável no país” alerta o médico.

Como prevenir? Hoje existem vários aplicativos disponíveis na internet para download gratuito que diminuem a exposição à luz azul. Todas as alternativas para modular a temperatura da luz conforme o horário do dia podem ser encontradas no http://alternativeto.net/software/f46lux/ Para quem prefere proteção contínua a dica são as lentes de óculos com ultravioleta e de luz azul.

Renata Rode

Related posts

Leave a Comment