Ilusão: viver nela pode prejudicar sua vida
Quem nunca passou por uma ilusão na vida, sugar baby? O problema é que viver nela é um grande precipício para atrapalhar sua vida. Entenda de fato o que é, e como se livrar de ser uma pessoa iludida.
A ilusão nada mais é do que um conceito que surge na sua imaginação, um erro nos sentidos, em que você acredita que determinada coisa é real, mas não é, e isso pode prejudicar sua vida. Não podemos confundir sonhos com ilusão, são coisas totalmente distintas. “Você cria uma realidade que não é real, e coloca pra você como se fosse, vai fingindo que a outra pessoa possui características que só você enxerga, e vai se enganando com isso”, explica a terapeuta Wanessa Moreira.
Muitas pessoas acreditam que a ilusão só acontece em relacionamentos, ledo engano, ela pode acontecer em várias situações, como no ambiente de trabalho, em casa e no cotidiano. “Você sabia que se colocar em segundo plano, ou seja, se deixar para depois, também é uma ilusão? Se esse depois não for programado, ele pode nem chegar, e você atrasa de tal forma sua vida que nem sentirá o tempo passar, pelo simples fato de se iludir”, completa.
“Muitas vezes você fica presa no bolsão da ilusão, acredita que o seu papel é esperar, pois crê que uma hora todas as outras pessoas nas quais você colocou seu valor vão reconhecer, e isso pode não acontecer. A pessoa iludida vive uma vida imaginária fora da sua mente e outra dentro. Várias situações que não você não gosta acontecem, mas dentro da sua mente você justifica todas elas. A gente se perde na ilusão quando aposta as fichas, o tempo, a crença, nossos valores em situações que não são reais”, diz Wanessa.
As redes sociais são a prova concreta que a ilusão existe e está pronta pra te pegar. O mundo virtual sobrevive através de ilusões de pessoas que gostariam de viver aquilo e não vivem, fantasiam coisas na memória para atrair cada vez mais likes, demonstram felicidade em todo momento, mas não estão felizes, vivem numa bolha chamada ilusão. “Cada pessoa tem a sua própria verdade, sua própria crença, os seus valores, sua cultura e isso tem que ser respeitado. Agora se você fica na ilusão de que a sua vida vai ser como imagina, com certeza vai se perder na ilusão. E quando você se perde na ilusão, acaba se frustrando porque as outras pessoas não correspondem àquilo que gostaria, você acaba se perdendo de você mesma, acaba frustrada por perder o seu entusiasmo”, finaliza.