You are here
Comportamento 

Isolamento Social: como lidar?

O isolamento social está abalando o psicológico de muita gente, não é mesmo, sugar baby? O ser humano é um ser social que precisa de contato, companhia e afeto. Para nós brasileiros que gostamos de abraçar, beijar e tocar nas pessoas, isso se torna ainda mais difícil. Então, como lidar com tudo isso? A psicóloga Sabrina Amaral respondeu a algumas destas questões nesta entrevista estilo ping pong.
Como você descreveria o fenômeno do isolamento nas pessoas?
Diria que ele é muito similar ao que acontece no luto, que nada mais é do que um processo que ocorre imediatamente após a perda de algo ou alguém importante para nós. Isso vale para coisas, pessoas e até mesmo situações. Não se trata de um único sentimento, mas sim um conjunto de emoções que requer um tempo para ser elaborado.
Quanto tempo leva para as pessoas se reequilibrarem?Cada um de nós tem um ‘tempo emocional’, por isso, este processo jamais deve ser apressado, e, embora cada ser humano seja um indivíduo único, existem etapas comuns a todos no processo de elaboração. A negação, a raiva, a barganha, a depressão e, finalmente, a aceitação ou a conciliação.
Como funcionam estas etapas?Negação: o choque é tão grande que ficamos entorpecidos com o que está acontecendo e achamos que, se ignorarmos, vai passar. Tipo aquela pessoa que fala que tudo isso é um grande exagero e não passa de uma gripezinha, sabe?
Raiva: quando se tem um sentimento de revolta com tudo que está acontecendo e se quer achar um culpado para a situação. Os ricos que trouxeram o vírus para os pobres, o governo que não fez o que deveria, o seu vizinho que continua andando na rua como se nada estivesse acontecendo.
Barganha: é uma forma de buscar uma trégua temporária, um equilíbrio. Você concorda em ficar em casa, ser uma boa pessoa, ajudar os vizinhos, tudo isso para ser recompensada por um bom comportamento. Neste estágio, virão pensamentos do tipo “vou acordar e perceber que tudo isso foi um pesadelo”, ou ainda, os pensamentos do “e se tivesse…”.
Depressão: neste momento não temos alternativa senão olhar para o presente. Nos ressentimos, choramos e isso nos afeta de forma tão profunda como jamais imaginaríamos. É angustiante, pois parece que nunca vai passar. Bate um desânimo muito grande e nos questionamos se vale a pena continuar com tudo.
Aceitação: ainda não passou, mas vemos uma luz no fim do túnel e tudo há de ficar bem. Aceitamos a realidade e começamos gradativamente a reagir e buscar alternativas para recuperar nosso equilíbrio emocional e estabilidade.
Qual a melhor maneira de lidar com os sentimentos?O psicólogo Carl Jung diria: “não há despertar da consciência sem dor. As pessoas farão de tudo, chegando ao limite do absurdo para evitar enfrentar a sua própria alma. Mas, ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim ao se conscientizar da escuridão”. Levando para o cenário que vivemos, isso ocorre ao nos conscientizarmos da perda e da necessidade de reestruturar a vida a partir de um novo contexto, que é a aceitação das limitações deste momento. Numa sociedade hedonista como a nossa, é quase um pecado se permitir sentir a tristeza, a melancolia e a dor. A pressão social pela ditadura da felicidade pode inibir o contato com os sentimentos, esta é uma etapa importante!
Como isso funciona na prática?
Após a perda, a melhor forma de lidar com os sentimentos é criar uma rotina diferente. O ser humano se sente mais seguro quando tem uma estrutura que dá a ele uma sensação de controle e segurança. Nesta rotina falamos de autocuidado, atividades físicas, estar com seus entes queridos (ainda que virtualmente), mas especialmente de trabalho. Ao se sentir produtiva, a pessoa não se rende ao desânimo e à paralisia, minimizando os impactos. Mas, cuidado para não se enganar, há pessoas que se entregam de forma tão profunda a esta rotina que desequilibram outras áreas importantes. Então, se esconder atrás do trabalho e fingir que nada está acontecendo, não ajuda você a se equilibrar novamente.
Qual é o momento de buscar ajuda de um psicólogo?Toda essa mudança está virando o mundo das pessoas de cabeça pra baixo, isso não é fácil. O medo e a tristeza são naturais neste momento, o perigo é se este estágio se prolonga mais do que deveria ou ainda agrava algum quadro anterior de depressão, pânico e ansiedade. Neste momento é bom buscar ajuda profissional para evitar o agravamento dos sintomas e o sofrimento tanto do indivíduo quanto das pessoas que estão no seu entorno. Às vezes, poucas sessões são o suficiente para elaborar sentimentos que você usualmente não consegue partilhar com os outros ou trazer sentimentos que você nem sabia que estavam lá. Costumo dizer que é difícil ler o rótulo de uma garrafa estando do lado de dentro dela. Precisa de alguém de fora para tirar você desse turbilhão de sentimentos e emoções que te consomem dia a dia.

Related posts

Leave a Comment