You are here
Comportamento 

Como superar desafios ao empreender

As mulheres que concretizam o sonho de empreender – sozinhas ou não – têm muitos desafios a considerar, que vão além do êxito do próprio negócio. Conquistar espaço em uma sociedade ainda desigual nas questões de gênero e lidar com múltiplas jornadas de trabalho são apenas algumas das barreiras. Mesmo assim, o Brasil ocupa o 7º lugar na proporção de mulheres que iniciaram algum empreendimento, segundo o relatório especial publicado, em 2019, pelo SEBRAE.
Você pretende empreender, sugar baby? Sabrina Amaral, psicóloga, dá dicas para lidar com as dificuldades desse universo. O ingrediente básico de um empreendimento é o propósito. “Certa vez, uma fotógrafa me contou que antes realizava ensaios sensuais femininos, mas o negócio dela não decolava. Então, perguntaram se faria um ensaio sensual, e ela respondeu ‘não’. Em seguida, ela teve um ‘click’ na mente e mudou o nicho para fotos de empreendedoras, com foco para redes sociais. Com isso, finalmente ela teve sucesso e está super feliz”, relata Sabrina.
Para a psicóloga, o êxito de um negócio está também relacionado aos preceitos de quem o idealiza: “As pessoas empreendem para ganhar dinheiro, claro. Mas, é preciso ter algo mais, alguma coisa que gere identificação, que faça o coração da pessoa bater mais forte, respeitando os valores que ela tem”. Após encontrar o propósito, é preciso procurar o próprio caminho. “Concilie uma cabeça nas nuvens com os pés no chão. Planeje-se e quebre as metas grandes em pequenos passos que cabem na sua realidade. Celebre suas vitórias e reveja o seu plano diariamente. Ter ajuda de uma rede de apoio ou uma mentoria pode ser algo bom também”, afirma.
Outro elemento crucial é a autoestima. “Se você não se valoriza, diz sim para todos pensando no que eles vão pensar, se há insegurança na hora de tomar decisões, com certeza haverá um reflexo no seu empreendimento”, fala a psicóloga. As recomendações para lidar melhor com a autoestima são:

  • Tenha uma boa imagem de si mesma e observe o que a sua mente diz: combata pensamentos depreciativos com perguntas inteligentes como “Deixe-me pensar em quantas coisas já conquistei na vida”, ou então “Por que me sinto inferior? Quem define o que é ser mais ou menos?”. Também é importante parar de fazer piadas sobre si e de se comparar com outras pessoas.
  • Selecione pessoas e ambientes: busque pessoas com pontos em comum e valorize o que você gosta.
  • Reserve um tempo só seu: autocuidado é um ingrediente importante para a autoestima. Separe um tempo para hobbies que gerem bem-estar.
  • Crie super reservas: escreva diariamente, no caderno ou em um app de celular, no mínimo três coisas pelas quais você gostaria de ser reconhecida. Use também e-mails de agradecimento, bilhetinhos e prints de conversas e acontecimentos que enaltecem as coisas que você fez bem.

Você sabia que 58% das mulheres empreendedoras trabalham em casa? Se for esse o seu caso, evite cair em tentação pelas distrações ao redor, que representam riscos para o desempenho profissional. Veja como melhorar a produtividade durante o home office:

  • Planeje-se: respeite seus horários. Algumas pessoas funcionam melhor de tarde e à noite, do que de manhã, então a dica é concentrar as tarefas que demandam mais energia para esses períodos. Outra sugestão é utilizar um aplicativo como a agenda do Google para organizar a semana.
  • Tenha um cantinho para chamar de seu: ao definir um local para trabalhar, a organização se torna mais fácil e se estabelecem limites claros para você e os demais membros da casa.
  • Autodisciplina: delimite horários para realizar as tarefas, como se você estivesse mesmo dentro de uma empresa. Evite os “ladrões de tempo”, como o WhatsApp.
  • Sair de casa às vezes: o mundo virtual e doméstico pode privar as pessoas de ter contato umas com as outras. É legal ‘oscilar’ e, uma vez por semana, marque um encontro com parceiras, fornecedoras, clientes, mentoras, porque conversar com alguém para trocar experiências revigora nossa motivação.

Related posts

Leave a Comment