You are here
Comportamento 

Como utilizar a quarentena para reorganizar a vida

Como tudo indica que as consequências da pandemia permanecerão por um bom tempo, é preciso que algumas iniciativas sejam tomadas para reorganizar a sua rotina, sugar baby!
Após alguns meses aposentando as roupas fitness de academia, por exemplo, você já percebeu os impactos que a quarentena somada ao sedentarismo e à falta de organização de tempo podem ter no dia a dia. Por isso, apresentamos quatro passos essenciais para manter a rotina, a sanidade e reorganizar, de vez, a vida!
Recomeçar atividades físicas: é inegável que o exercício é um grande aliado na manutenção da saúde mental durante tempos tão difíceis. Quando nos movimentamos, são liberadas na corrente sanguínea duas substâncias muito importantes: a endorfina e a serotonina, conhecidas também como “hormônios da felicidade”. A endorfina é responsável pela melhora no humor, aumento da disposição – tanto física quanto mental -, alívio de dores. E, ainda, pelo fortalecimento do sistema imunológico – que ganha ainda mais importância em tempos de pandemia. Já a serotonina, além de regular o humor, auxilia no sono e ritmo cardíaco. Esse hormônio é conhecido também por combater estresse, a ansiedade e, inclusive, a depressão em alguns casos. É fácil perceber a necessidade de vestir uma calça legging e retomar as atividades físicas o quanto antes, da maneira que for possível. Não à toa, vídeos e aplicativos que ensinam formas de se exercitar em casa estão fazendo muito sucesso durante a quarentena.
Tentar um hobbie novo: nunca foi tão importante achar uma atividade especial, que agrade e distraia. Para não morrer de tédio, é essencial manter a cabeça ocupada com alguma tarefa que estimule o cérebro. As opções são ilimitadas. Diversas pessoas têm optado pelo quebra-cabeça, porém, ainda há a pintura, o desenho, a escrita… Tudo irá depender da rotina e de seus gostos pessoais. Encaixar algum tempo durante a semana para se dedicar a este hobbie é, também, uma forma de reorganizar essa nova vida. Afinal, as saídas com amigos e família não são aconselhadas, fazendo com que sobre muito tempo no final de semana.
Organizar melhor o tempo: com a instauração do home office, a organização do tempo se torna uma dificuldade ainda maior. Em casa, há o risco de não render tanto quanto deveria ou, ainda, de trabalhar muito mais horas do que o combinado. Por isso, separar o tempo, previamente, para cada atividade é crucial para o restabelecimento da rotina. Uma dica é manter um ambiente próprio para seu trabalho. Seja no quarto, na sala ou em qualquer cômodo da casa, ter um local fixo para isso pode fazer a diferença. E, no que se refere à organização da rotina, o mais importante é, como dito, definir horários e segui-los. Você deve separar o período em que irá trabalhar dependendo de sua escala, mas também, estipular momentos para lazer, atividades físicas e, claro, para se dedicar ao seu hobbie. Esse é um passo imprescindível para evitar problemas, como a Síndrome de Burnout, pelo excesso de trabalho, por exemplo.
Cuidar da saúde mental: é importante determinar um período específico para cuidar da própria saúde mental. Seja com um horário fixo para sessão de terapia por videoconferência, como muitas têm feito por todo país, ou com um momento específico do dia para meditar – com ajuda de vídeos ou apps próprios. Independente da forma, em tempos complicados e de crise, estar com a saúde mental em dia é algo que irá ajudar, e muito, na reorganização da vida. A quarentena também é um momento ideal para colocar em práticas alguns desejos e metas que estavam há tempos na gaveta, como iniciar o hábito de praticar o mindfulness. Isso, além de ajudar a aumentar o bem estar, também é essencial para intensificar a motivação ao longo do dia.

Related posts

Leave a Comment