You are here

Home office: solução ou castigo?

Estamos há mais de três meses em isolamento social e muitas empresas tiveram que se adequar ao momento, adotando o home office. Se esse é o seu caso, sugar baby, você sabe que precisa ter disciplina, organização e preparo. Madalena Feliciano, gestora de carreira, diz que “existem algumas dificuldades na execução do home office. Estando em ambiente domiciliar, várias distrações podem surgir, os animais domésticos pedem atenção, as notificações das redes sociais estão sempre chegando. Nestes momentos é indicado que você faça pequenos intervalos, mas sem se dispersar do trabalho”.
É importante que você se organize e, um dia antes, coloque no papel todas as atividades e, se possível, quanto tempo irá precisar para realizar cada uma delas. Comece com os trabalhos que considera mais chatos, assim conseguirá ficar mais tranquila no final do expediente e não sair arrancando os cabelos.
Muita gente gostou da adoção do home office. Não precisamos acordar horas antes, pegar o transporte público, nos preocupar com a alimentação, e conseguimos passar mais tempo em casa. Mas, alguns estão enfrentando dificuldades nesta modalidade. Para aquelas que acreditam ser um castigo, o negócio é se preparar melhor, mudar forma de pensar, sentir e agir, afinal muitas empresas irão aderir o home office mesmo no pós-pandemia.
Segundo a gestora, o maior problema ainda é a procrastinação, “Procrastinar já acontecia no trabalho tradicional, agora em casa o risco é maior”. Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, portanto, ter foco e planejamento é fundamental, caso contrário corre-se o risco de deixar para amanhã e assim vai.
Mudar o mindset e criar uma rotina de trabalho que seja confortável, elaborada e bem executada, contando sempre com o apoio de todos da equipe, depende somente da profissional, portanto ajuste-se!
Com algumas dicas, Madalena acredita que você conseguirá ser mais produtiva:

    • Vista-se corretamente: não é porque está em casa que deverá relaxar com o seu visual;
    • Converse com as pessoas que moram com você: faça acordos, o combinado não é caro;
    • Monte o seu “cantinho’” de trabalho: ele deverá ser confortável, organizado e com tudo que você precisa, afinal, passará grande parte do dia nele;
    • Faça seu check list diário: extremamente necessário para sua organização e cumprimento de metas, tenha horário para iniciar e terminar o expediente;
    • Converse sempre com seu gestor e equipe: seja proativa, a comunicação é fundamental neste período;
    • Fique longe das distrações: redes sociais, televisão, whatsapp. É importante ter pausas, mas avalie o seu comportamento e seja sincera com você mesma;
    • Entenda as novas tecnologias: use e abuse delas e das plataformas, porém, teste sempre antes para não “pagar mico” quando precisar.

Finalizando, Madalena ressalta: “em todas as situações da vida podemos tirar um ensinamento, o home office veio para ficar e precisamos nos adaptar para essa inovação”.

Related posts

Leave a Comment