You are here
Comportamento 

Dá para ser elegante mesmo com muito calor

Um desafio para quem gosta de moda é manter a elegância no trabalho, um ambiente que exige dress code mais coberto e formal, o que não combina em nada com o clima quente. Para a estilista e consultora de moda Nélia Finotti é possível construir um look que seja formal e confortável apostando nos comprimentos e tecidos certos.
Aliar o estilo próprio ao código de conduta é o primeiro passo para acertar no visual profissional. Em seguida, é importante observar o clima e depois as tendências mundiais de moda. O resultado terá personalidade, conforto e beleza. “Sabemos que existem ambientes mais formais que exigem uma composição sóbria. Nestes, aposte em vestidos tubinhos, saias em tamanhos midi. Use acessórios para garantir a elegância. Uma blusa cavada vai bem com um maxi colar, o tubinho pode ser combinado com um colete de alfaiataria e cintos. Blusas regatas e camisas de mangas curtas com tecidos nobres também são indicadas”.
Cores sóbrias e composições monocromáticas também estão entre as dicas. Já nos ambientes em que o trabalho não exige tanta formalidade, você está liberada para abusar de tons mais vibrantes. Tudo depende do código de conduta. É importante saber que você não precisa ter um closet exclusivo para o trabalho, mas sim ter peças que, combinadas, permitem passar por todas as ocasiões do dia.
A estilista destaca as calças pantacourt, “uma peça contemporânea que é sucesso no guarda-roupa feminino e alia conforto, leveza, e, em tecidos mais nobres como linho e seda, pode facilmente ser incluída no look de trabalho”. As modelagens largas e o comprimento na canela proporcionam a combinação perfeita para o clima quente. De tênis vai bem para o dia a dia, e com uma sandália alta ou sapatilha, a pantacourt se torna mais séria. Vale lembrar que, nesta época do ano os vestidos são os queridinhos daquelas que buscam elegância e conforto. Além deles, as saias e blusas com tecidos mais fluidos são muito procurados, pois conferem ao look seriedade e elegância na medida certa.
O tecido é grande trunfo para ter um visual elegante mesmo em dias muito quentes. O algodão é a melhor escolha, pois é feito de matéria prima natural e permite que a pele “respire”. A seda também é de fibra natural e muito confortável, mas os tipos 100% são caros. Por isso, você pode optar por peças em sedinha, que tem mistura na composição e são bastante confortáveis. Linho e tencel também seguem na lista de sugestões. E claro, as malhas que dão a sensação de frescor e são muito usadas para blusinhas que podem ser combinadas com outras peças mais formais.
Nélia ressalta que, em tempos de pandemia de coronavírus, a indústria de moda deu uma desacelerada e isso deve afetar também as tendências, que vão atrasar para 2021. “As pessoas vão criar uma moda para uma nova era e para o novo normal. O isolamento social mudou alguns comportamentos e acho que vamos absorver isso na moda também”. Ela aposta no xadrez vichy e na padronagem liberty com flores e no azul.

Related posts

Leave a Comment