As cinco linguagens do amor
Baseado no livro As Cinco Linguagens do Amor de Gary Chapman, hoje vamos falar um pouco sobre cada tópico pontuado pelo autor. São eles: Toque físico, palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço e presente. O intuito desse livro é ajudar os casais que não querem chegar a momentos ruins ou casais que estão em crise e procuram uma fórmula mágica para não chegar ao fim. A boa notícia é que esses tópicos são mais simples do que imaginamos, é só uma questão de adaptação na sua rotina.
- Toque físico
O interesse aumenta quando o primeiro toque, logo de cara, é bom. É essencial que isso exista em um namoro, o toque é a forma mais intensa da linguagem do amor. Esse sentimento tão puro e lindo faz a gente querer tocar, sentir o outro, receber e demonstrar carinho. Isso porque quando amamos, de todo o coração, começamos a transbordar esse sentimento e às vezes parece que vamos explodir por dentro. Por isso, leve seu amor a um pique nique, coloque-o no seu colo e faça cafuné na sua cabeça; deem as mão quando andarem na rua; encoste a cabeça nele e sinta a batida do seu coração; beije-o olhando em seus olhos acariciando seu rosto. Isso são exemplos de atitudes de amor.
- Palavras de afirmação
A palavra tem muito poder na vida das pessoas, ela pode machucar alguém profundamente e gerar traumas, como pode simplesmente salvar seu dia com algo bom e construtivo. Qual mulher não se derrete toda quando o celular apita e é uma mensagem do seu amor falando um simples “Eu te amo”? Às vezes muitas pessoas nos dão bom dia no decorrer da manhã, o porteiro, sua mãe ou até seu professor. Mas é quando você acorda com o bom dia de quem ama que até o humor muda. Existem muitas palavras que ajudam a melhorar seu relacionamento para ambas partes. Elogie seu cônjuge aumentando sua auto estima, seja carinhosa nos apelidos, lembre-se sempre de inovar suas declarações e por último gostaria de ressaltar aqui o cuidado com as palavras principalmente quando for para resolver problemas.
- Tempo de qualidade
Ah, o tempo! O senhor das razões. Costumamos falar que o tempo passa rápido e adiar compromissos que deveriam ser tirados para o casal, por causa do trabalho, cansaço ou simplesmente por não está a fim naquele momento. Isso é um erro gravíssimo! Deixar as coisas para depois, só vai atrasando cada vez mais os encontros e quando for ver, já tem dias, meses e anos que você não tirou um momento com seu amor. Então, deixe reservado na sua agenda, aquele dia na semana que juntos se desligam do mundo e vive o mundo de vocês. Sem preocupações, sem ligações, sem brigas, sem pressa, só com amor ao redor.
- Atos de serviço
Isso mesmo, falar sobre atos de serviço caiu como uma luva para melhoria de um casal, principalmente para as mulheres que lutam diariamente contra o machismo que sofrem dentro de casa, com a ideia de que os serviços da casa é só da mulher e o homem é o provedor. Isso com certeza vai trazer muita coisa boa para seu relacionamento, onde você prova para sua companheira, que ela pode contar com você nas pequenas coisas.
- Presentes
Essa não tem erro. Quem não gosta de receber presentes? Pode ser presentes caríssimos, algo que a pessoa queria muito, como também pode ser apenas uma lembrancinha, um porta retrato que seja com a melhor fotos de vocês juntos depois de uma viagem incrível ou mais um mês de namoro. Vemos que muitos relacionamento começam exatamente por conta dos presentes. Como exemplo, temos, no primeiro e maior site de relacionamento sugar do Brasil, que podemos começar uma grande história de amor com a troca de benefícios mútuos. Existem várias formas de presentear sua amada, com coisas materiais, realizações de sonhos e viagens são opções de escolha para você que pensa em surpreendê-la.
Agora que você leu um pouco sobre as linguagens do amor, espero que tenha absorvido e leve para dentro do seu relacionamento essas dicas com o intuito de estar sempre bem, fazer o bem e se sentir bem. Vale ressaltar que tudo é uma via de mão dupla, às vezes você vai precisar ter a atitude para buscar o melhor para o casal, outras você quem pode ser o surpreendido. Saudável é aceitar que ceder em alguns pontos não é nenhum bicho de sete cabeças. Afinal, se é por amor, é válido!