You are here
Comportamento Entrevistas 

Todo cuidado na academia é pouco, sugar baby!

Especialista diz que sentir dores durante os treinos não é garantia de resultado

“No Pain, No Gain”? Ou seja, sem dor não é possível ganhar? De acordo com a musa fitness Leticia Gallo, essa regra não existe quando o assunto é musculação. “Quero derrubar de uma vez por todas o mito de que exercícios físicos só são eficazes se causarem dor”, fala.
A especialista afirma que é comum presenciar, em muitas academias, pessoas fazendo cara feia durante os treinos. “Alguns, até gravam vídeos que evidenciam seu sofrimento para postar nas redes sociais, como se fosse um troféu, um orgulho, com a informação errada de que dor é sinônimo de corpo perfeito”, relata.
Um recente estudo realizado pelo ACSM (American College of Sports Medicine) nos Estados Unidos mostra que a quantidade de carga não é o fator principal para hipertrofia (ganho de massa muscular), e sim realizar o movimento com a amplitude máxima e até a falha.
“Ou seja: não adianta carregar o peso do mundo, forçar demais o corpo e sentir dor. Provável que isso faça seu ego crescer, mas não necessariamente seus músculos. O exercício físico não deve ser encarado como sinônimo de dor. É importante distinguir entre a fadiga muscular e as dores musculares ou articulares, uma vez que é normal que os exercícios causem algum desconforto, principalmente quando se começa um novo treino. Contudo, esse incômodo não deve se transformar em dor. A dor é a forma que o corpo utiliza para nos alertar de que algo não está bem”, finaliza Leticia.

Renata Rode

Related posts

Leave a Comment