You are here
Comportamento 

A tão sonhada segurança nos relacionamentos

Quem não quer um vínculo emocional seguro? Ter a “quase” certeza de que o parceiro estará lá para todas as horas? Por mais que valorizemos a nossa independência, sempre nos sentimos mais confiantes quando sabemos existe alguém que se preocupa com a gente e nos acolhe os momentos difíceis, não é mesmo, sugar baby?
A capacidade de resposta e a disponibilidade de um parceiro são fatores que consideramos importantes em um relacionamento. Pessoas inseguras sofrem com a ansiedade e com o sentimento de que o outro não ama completamente, não ama da forma desejada. A insegurança traz frustração e irritação quando as nossas necessidades de apego não são atendidas. Quem nunca conviveu com alguém que parecia não se importar com o relacionamento ou deixava que dependêssemos demais dele? É o caminho para o sofrimento.
A verdade é que pessoas emocionalmente maduras e seguras não encaram como problema buscar apoio do parceiro quando estressadas e sabem devolver o mesmo apoio quando o outro está precisando. Relacionamentos assim prosperam porque estão baseados na confiança, comprometimento e interdependência. O segredo para a segurança em uma relação é agir de forma a fortalecer a qualidade da conexão, aumentando a autoconfiança e o compartilhamento de sentimentos. Quando conseguirmos relaxar ao lado da pessoa que escolhemos é sinal de que estamos apegados a um relacionamento que representa um refúgio seguro e isso nos dá forças para percorrer os outros caminhos da vida!

Related posts

Leave a Comment