You are here
Comportamento 

Conheça o estilo de vida que conquistou os famosos!

Meditação, postura e respiração. Essas são as características básicas de uma prática milenar, muito popular nos dias atuais. O Yoga possui as suas diferenças fundamentais, direcionadas para cada tipo de pessoa. Os dois sistemas mais conhecidos são o Hatha e o Ashtanga, que evoluíram com o passar dos anos e com seus novos ensinamentos, trazendo bem-estar físico e mental por gerações, vamos aprender sugar baby?
Criado por Sri Krishna Pattabhi Jois, também responsável por disseminar a arte no Ocidente, o Ashtanga tem muitos seguidores no Brasil. Você quer conhecer o Hatha e o Ashtanga, filosofias que mudaram completamente a vida de famosos como Gisele Bündchen, Giovanna Ewbank, Sabrina Sato, Madonna e até Jennifer Aniston? Vamos lá!
Hatha
Aprofundada nos princípios religiosos indianos, o Hatha é considerado o “Yoga clássico”, ou seja, a forma primitiva de como essa prática surgiu. Ele busca o equilíbrio entre a mente e o corpo, como o seu próprio nome diz: Ha (significa Sol) e Tha (significa Lua), fazendo referência ao balanço perfeito da natureza. Os exercícios são focados em trabalho e resistência do corpo, exigindo plena atenção em cada movimento. Então, a entrada, permanência e saída de cada posição são passos fundamentais nessa atividade, que não exige muito fisicamente, mas trabalha o equilíbrio das emoções e dos sentidos. Esse tipo de Yoga é recomendado para aqueles que buscam uma prática meditativa. Seus principais benefícios estão no aumento do foco e da concentração.
Ashtanga
Usando como base o próprio Hatha, o Ashtanga atualiza alguns aspectos importantes da prática. Disseminado no ocidente, esse tipo de Yoga possui uma dinâmica de sequência e repetição dos movimentos, com o objetivo de trazer benefícios simultâneos ao corpo e à mente. Os conceitos do Ashtanga estão ligados à evolução completa do ser, seguindo os seus oito limbos: Yama (auto-disciplina), Niyama (observação religiosa), Asana (postura), Pranayama (contenção da respiração), Pratyahara (abstração dos sentidos), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e Samadhi (estado de supraconsciência).
Todas essas disciplinas são trabalhadas em séries, que possuem sequências vigorosas e fluídas de movimento e respiração. A cada série completada, um novo desafio é proposto, tornando, assim, o desenvolvimento de cada um algo particular e único. Em algumas aulas, o instrutor não dá comandos verbais, apenas ajuda a corrigir posturas, pois cada aluno conhece a sua série e evolui conforme o seu tempo. Os benefícios do Ashtanga vão de aspectos físicos, como força e flexibilidade, até a evolução da mente e da alma, como gerenciamento de stress, autoconhecimento e desenvolvimento espiritual e filosófico.
Ficou interessada, baby? Quer saber mais sobre o Ashtanga Yoga e seus conceitos? Recomendamos a leitura do livro Yoga Mala, da Editora Mantra. A obra é um cuidadoso manual para o desenvolvimento do fluxo energético do corpo. Mergulhe nesse novo estilo de vida!

Related posts

Leave a Comment