You are here
Comportamento 

Saúde emocional: a chave para o equilíbrio

Muitas pessoas estão entrando em pânico por conta do novo coronavírus. Esse é o momento fundamental para manter nossa saúde, principalmente a emocional, em dia, já que ela está diretamente ligada à saúde física.
Segundo a Psicoterapeuta Pollyanna Esteves,para que o vírus não atinja seu corpo é necessário que o seu sistema imunológico esteja em ótimo estado para combatê-lo. Está mais do que comprovado que o medo e o stress desligam nosso sistema imunológico – tanto é que quando fazem transplante de órgãos se injeta hormônio do stress para que nosso sistema “desligue” e não rejeite o órgão transplantado.
Portanto, as pessoas que estão em pânico, com medo e estressadas têm muito mais chances de pegar o vírus devido à queda imunológica. São os nossos pensamentos e sentimentos que produzem hormônios e substâncias que irão circular pelo nosso corpo. Sentimentos negativos levam a hormônios e substâncias prejudiciais a saúde, enquanto que sentimentos e pensamentos positivos trazem hormônios e substâncias que aumentam nosso sistema imunológico e mantém nossa saúde física intacta.
Nesse momento, não entre em pânico, sugar baby! Mantenha o pensamento positivo, a gratidão, e faça a sua parte sem ignorar o que está acontecendo.
É para se cuidar: lavar bem as mãos, ter sempre álcool gel por perto, evitar aglomerações e, se possível, evitar sair de casa. Podemos fazer essas ações mantendo a calma e a paz, sabendo que a solução logo irá chegar.
A preocupação existe, mas o ideal é trocar o pânico pela possibilidade de aprender e sair mais forte dessa situação. Ao invés do descontrole, podemos nos perguntar: de que maneira positiva posso encarar esse cenário e o que ele tem para me ensinar?

Related posts

Leave a Comment