You are here
Comportamento 

Conheça os ácidos mais usados para tratar a pele

Graças às suas potentes propriedades de hidratação e renovação celular, os ácidos são muito usados na formulação de dermocosméticos. Eles são geralmente aplicados em tratamentos antienvelhecimento, mas alguns são indicados também para combater a acne e suavizar manchas, vamos conhecê-los sugar baby?
Thais Pereira, farmacêutica, nos conta sobre a diferença dos principais ácidos presentes em cremes e loções e os cuidados que devem ser tomados durante o tratamento e reforça: “é imprescidível o uso do protetor solar em conjunto com estes ácidos”.
Ácido ascórbico (vitamina C): usado principalmente na forma de séruns e loções, também conhecido como vitamina C, é um dos mais potentes antioxidantes presentes em dermocosméticos. Sua ação neutraliza os radicais livres, suaviza linhas de expressão e clareia manchas, ajudando a manter o tom da pele uniforme. “Ao contrário de outros ácidos, a vitamina C pode ser usada antes da exposição ao sol sem problemas, pois é considerada uma substância fotoprotetora. Ainda assim, o filtro solar deve ser aplicado depois da vitamina C”, indica a farmacêutica.
Ácido retinóico: a substância é derivada da vitamina A e pode ser encontrada em dermocosméticos utilizados para o tratamento antienvelhecimento. O ácido retinóico estimula a produção de colágeno e atua na renovação celular, suavizando e prevenindo linhas de expressão e deixando a pele mais firme, luminosa e uniforme. Durante o tratamento, a pele fica mais sensível, por isso é imprescindível protegê-la com filtro solar diariamente. “O tratamento com ácido retinóico deve ser feito sempre sob a orientação de um dermatologista, já que seu uso pode causar irritação, descamação, vermelhidão ou coceira na pele. Nesses casos, recomenda-se interromper a aplicação por alguns dias ou diminuir a concentração da substância”, diz Thais.
Ácido glicólico: com propriedades que promovem a renovação celular, ele é indicado para quem busca remover manchas ou suavizar lesões na pele, como aquelas causadas pela acne. A substância também ajuda a manter a pele hidratada. Assim como o retinóico, é preciso cautela no uso do ácido glicólico, que também pode causar irritação, vermelhidão e descamação na pele. Seu uso deve ser orientado por um dermatologista, que definirá a concentração ideal de acordo com o tipo de pele.
Ácido salicílico: as propriedades esfoliantes tornam o salicílico um ácido potente, pois atua removendo as células mortas e reduzindo a oleosidade. Os dermocosméticos com ácido salicílico são muito usados para tratar problemas como acne e psoríase, pois a substância também tem ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória. “Em peles sensíveis ou muito secas, o uso desse ácido pode causar irritação, por isso é importante consultar um dermatologista antes de iniciar sua aplicação.”, diz a farmacêutica.
Ácido kójico: indicado para clarear manchas e dar um tom mais uniforme à pele, já que atua diretamente na produção de melanina. Também ajuda na renovação celular, melhorando a aparência de cicatrizes. O ácido kójico é usado em tratamentos contra a acne, pois possui ação antibacteriana, e em casos de micose, pois possui ação antifúngica.
Ácido hialurônico: um dos mais usados em tratamentos antienvelhecimento, o ácido hialurônico hidrata os tecidos cutâneos e proporciona mais sustentação, ajudando a manter a pele mais firme e os contornos do rosto mais definidos. Como esse ácido não deixa a pele mais sensível e nem provoca descamação, pode ser usado tanto durante o dia quanto à noite. “O uso de filtro solar é importantíssimo, já que a exposição ao sol é um dos principais fatores de envelhecimento da pele, o que pode diminuir a eficácia do tratamento”, indica Thais.

Related posts

Leave a Comment