You are here
Comportamento 

Gastando demais durante o isolamento? Aprenda a ter controle!

Nos tempos atuais, é comum se observar o aumento nos índices de ansiedade das pessoas à espera da retomada das atividades. Porém, o afrouxamento do isolamento pode se estender por mais tempo em muitas cidades do país. Diante dessa situação, a especialista em conscientização financeira, Rebeca Toyama traz um assunto delicado que envolve inteligência emocional como a principal chave no combate ao aumento de gastos que desequilibram o já afetado, orçamento da maioria das famílias.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e Compre&Confie indica que no início do isolamento social houve uma alta procura em categorias como: supermercado (80%), saúde (11%) e beleza (83%), em relação ao mesmo período do ano passado. Com as medidas de distanciamento social recomendadas pelas autoridades é comum se notar um aumento em compras online, no entanto, seja em loja física ou virtual, a impulsividade continua se manifestando.
De acordo com a pesquisa, Rebeca Toyama explica que é importante avaliarmos o nosso comportamento. “Precisamos entender que a população está sensível e busca encontrar momentos de segurança e prazer. Só que a partir do stress, da ansiedade e do sofrimento emocional, podemos perceber os distúrbios financeiros.”
Para Rebeca, o distúrbio que se encaixa no contexto atual é o excesso de gastos denominado como distúrbio do gastador excessivo, e alerta que um dos sintomas dos distúrbios financeiros está relacionado também ao desespero sobre a situação financeira.
“Em geral, as pessoas que sofrem por distúrbios financeiros sabem o que devem mudar em seu comportamento, mas simplesmente não conseguem. E tentam obter sentimentos de segurança, conforto e afeição gastando de maneira excessiva consigo e até mesmo com os outros.”, afirma a especialista.
Para Rebeca, o ponto para resolver esse distúrbio é criar uma consciência neste indivíduo de que ele precisa de ajuda e seguir com um acompanhamento profissional, levando em conta essas questões emocionais que causam toda essa cadeia.
Outro grande aliado que temos para controlar nossos gastos nessa fase de isolamento social é a inteligência digital, composta por um conjunto de habilidades sociais e emocionais que permitem aos indivíduos desenvolver uma capacidade para enfrentar os desafios em meio à vida digital. E dentro dessas habilidades, três itens se destacam no suporte necessário para enfrentar o momento atual com as finanças nesta pandemia: como encontrar um equilíbrio entre a vida online e offline, capacidade de identificar ameaças e habilidades para evitar e limitar os riscos com o gasto excessivo.
“Quando não temos inteligência digital somos presas fáceis de erros sistemáticos na nossa forma de pensar e tomar decisões que influenciam, silenciosamente, nossa maneira de lidar com as situações do cotidiano, portanto, é necessário um estado de presença constante.”

Rebeca cita quatro habilidades para se relacionar de forma mais saudável com esse universo que tem grande impacto na vida das pessoas, fazendo com que repensem na inteligência digital e tenham como objetivo mais consciência, autocontrole, foco e segurança:
1 – Controle de decisões digitais: minhas decisões, minhas regras;
2- Equilíbrio conectado-desconectado: às vezes é preciso desconectar para se conectar;
3- Concentração e foco digital: “quando focamos em tudo, não focamos em nada;
4- Pensamento Crítico: “duvide antes de acreditar, verifique antes de repassar”.

Related posts

Leave a Comment